EiTV na NAB 2018


6 visualizações

EiTV LEVA À NAB 2018 TECNOLOGIA PARA A TV AMERICANA

A EiTV foi uma das primeiras empresas nacionais a participar do desenvolvimento da TV Digital brasileira. E pode ser a primeira empresa brasileira a entrar no mercado da próxima geração da TV Digital no mundo.

O ATSC 3.0, ou New Gen TV (NGTV), acaba de estrear com sucesso na Coréia do Sul, durante as Olimpíadas de Inverno de Pyeong Chang. Neste mês de abril os primeiros equipamentos da EiTV voltados para o ATSC 3.0 foram apresentados, durante a Feira da NAB – National Association of Broadcast.

O NGTV é o sistema de comunicação audiovisual mais completo e avançado do mundo. Ele oferece todas as vantagens que a tecnologia digital já produziu em som, imagem e comunicação (emissor e receptor), associadas ao efeito poderoso que só a transmissão broadcast é capaz de produzir na sociedade. Ele deve começar a ser testado no Brasil durante a Copa do Mundo da Rússia. Porém, apenas em laboratório, em transmissão fechada, via espectro. Em menos de uma década, algumas das tecnologias do NGTV podem passar a ser adotadas na próxima geração da TV Digital brasileira. Com ele, o negócio TV aberta deve se tornar totalmente diferente e muito mais rentável.


STREAMING

A plataforma EiTV CLOUD, já utilizada por vários clientes no Brasil e no Exterior, vai levar à NAB 2018 mais soluções para gestão e distribuição de conteúdos audiovisuais na nuvem. A plataforma se encaixa no novo conceito da NAB, anunciado pelos organizadores como um espaço para o “fenômeno cultural M.E.T – Media, Entertainment and Technology”.

A plataforma combina as tecnologias cloud e mobile para servir como base para novos modelos de negócio. Ou expandir muitos negócios já existentes. Permitem a monetização de conteúdos, muitas vezes já disponíveis nas empresas. Treinamentos e campanhas motivacionais podem ser disponibilizados entre funcionários, que só precisam acessar o site ou baixar os apps da empresa em seus celulares. No caso, tanto o site como os aplicativos estarão personalizados com a marca e o layout do empreendimento.

Os conteúdos da empresa podem estar abertos ao público em geral, como no caso de campanhas de saúde pública. Também podem estar destinados a públicos específicos, como membros de uma igreja ou alunos de EAD. O sistema recebe pagamentos e pode interagir, como no caso da aplicação de enquetes, testes de conhecimento ou provas, com tempo determinado para realização. E faz também transmissões ao vivo, em tempo real.


A TV NOVA DE CADA DIA

Em mais de 10 anos de ISDB-T, a EiTV já desenvolveu equipamentos em sucessivas gerações. Chegou a soluções compactas que podem digitalizar o sinal de uma geradora em dois aparelhos: EiTV Dual Channel Encoder e EiTV Remux Datacaster.

Neste ano, o EiTV Inspector chega à NAB para levar mais qualidade à transmissão ISDB-T. A versão para emissoras monitora o sinal RF (Nível, CNR e BER), analisa o Transport Stream com decodificação das tabelas e descritores do ISDB-T e ainda grava o BTS/TS por até 30 dias, e todos os outros serviços por 3 meses.

O EiTV Inspector Box está crescendo como ferramenta para assistências técnicas. A caixa grava o que chega no local onde o televisor está e realiza análises da qualidade do sinal. Assim, antes de abrir um aparelho, é possível avaliar se o problema não está na transmissão que chega da torre.

O mais recente produto desenvolvido pela EiTV para TV digital aberta é o sistema Matriz CC. Ele gera um switcher virtual no controle mestre para que o operador possa escolher a fonte de closed caption em cada momento da programação (geração local, geração rede, re-speaking, estenotipia, etc). Tudo por comunicação TCP/IP. O sistema também gera relatórios com a quantidade de horas de Closed Caption inseridas na programação, quantas horas cada prestador ficou conectado, download dos conteúdos nos formatos SRT ou SCC, integrações com o painel de botões Magellan (Imagine/Harris) RCP-32LCD e a automação Pebble Beach.

O tráfego de conteúdos audiovisuais está crescendo exponencialmente e só tende a aumentar nos próximos anos. Rodrigo Araújo, Diretor Comercial da EiTV, acredita que essa realidade torna a pesquisa e o desenvolvimento necessidades primordiais para todas as empresas do ramo. “Por isso, a inovação é o foco da EiTV”, afirma Araújo, prevendo mais investimentos no desenvolvimento de novos produtos.

#NABSHOW2018

Categorias: entrevista , notícias , tecnologia